A dedetização é o conjunto de técnicas para a eliminação de insetos e roedores. Para cada tipo de infestação poderá haver um ou mais tipos de dedetização sendo sempre considerado a melhor ou mais adequada para a determinada área. Trabalhamos atualmente com 3 métodos diferentes de Dedetização, sendo eles:
Pulverização Liquida
Realizada através de um Pulverizador Manual é a técnica mais comum dentro dos meios de dedetização. A pulverização liquida é recomentada para o controle de insetos e roedores. Os produtos aplicados tem ação residual, o que dá uma garantia maior da durabilidade do produto e da proteção do local onde foi aplicado. Esse tipo de aplicação pode ser feito em pisos, paredes, tetos, forros e outras superfícies. Cuidados e Período de Isolamento
Preparando o local:
Antes da realização da dedetização é necessário alguns cuidados básicos no ambiente que receberá a aplicação do produto.
•Guardar qualquer tipo de alimento em local fechado
• Guardar Material de Higiene (escova de dentes, papel higiênico, toalhas, etc)
• Guardar brinquedos de crianças preferencialmente em sacos lacrados
• Guardar potes de ração e água e brinquedos de animais de estimação
• Em escritório cobrir teclado e mouse para evitar o contato com o produto
Período de isolamento: Após a aplicação do produto é necessário realizar um isolamento do local devido a forte ação desalojante
Adultos, Gestantes, Crianças, Animais de Estimação: 4hs
Cuidados após a dedetização: Ao retornar ao ambiente dedetizado também são necessários alguns cuidados para maior segurança:
• Ao entrar na área aplicada, abrir as janelas e aberturas imediatamente e deixar o ar circulando por pelo menos 1 hora.
• Realizar uma limpeza leve (pano com água) no interior do local para remover qualquer excesso que possa ter ficado do produto
• Enxaguar a louça, mesmo se guardada antes de utilizar
• Em escritórios, realizar uma limpeza nas mesas utilizadas podendo utilizar um pano com álcool.
Aplicação em Gel
A técnica em gel funciona através da aplicação de um atrativo em áreas estratégicas, fazendo o inseto consumir o produto e muitas vezes transportar o mesmo e ter a eliminação. Essa aplicação é de combate exclusivo para baratas e formigas, não tendo nenhum tipo de efeito nos demais insetos. Esse tipo de aplicação pode ser feito em qualquer local ou área.
Cuidados com o isolamento
A aplicação em gel não requer nenhum tipo de cuidado anterior nem posterior a aplicação, se trata de um produto sem cheiro, então também não há necessidade de isolamento de área. É indicada para locais que não podem ser isolados como clinicas, escritórios e lojas de conveniências ou para residências onde não há possibilidade da saída do imóvel.
Atomização
Recomendada para áreas com altura elevada, como prédios, depósitos, fachadas, etc. A atomização é uma técnica similar a Pulverização Liquida, porém com um poder de alcance maior. Recomendada para a eliminação de insetos em geral rasteiros ou voadores, o produto funciona com ação residual, logo qualquer inseto que tenha contato com a área aplicada passará a sofrer o efeito e será eliminado. É sempre importante reforçar que a Atomização e a Pulverização liquida possuem o mesmo efeito de eliminação, e a única diferença é a distancia em que o produto é aplicado, um exemplo simples para onde se utilizar seria na fachada de um prédio, onde o aplicador não conseguiria acesso com o Pulverizador.
Cuidados e Período de Isolamento: Para a Atomização os cuidados são os mesmos da Pulverização Liquida.
O controle integrado de pragas é um conjunto de ações que previnem infestação por parasitas no ambiente. O processo vai muito além da aplicação de inseticidas, até porque esses produtos não resolvem o problema. Trata-se, isto sim, de uma mudança sistêmica de comportamento.
Por exemplo, todo comerciante sabe que deve manter seu armazém limpo. Porém, os caixotes de frutas dos fornecedores podem chegar à loja já cheios de cupins. Ou seja: mesmo com tanto zelo, o local fica suscetível à deterioração causada por essas criaturas.